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As vantagens do Marketing de Conteúdo


Cada vez mais presentes em empresas de tamanhos e segmentos diferentes, as estratégias de marketing digital são fundamentais para atrair clientes, gerar relacionamento, fortalecer a marca e vender mais.


Investir nesse tipo de comunicação é uma das maiores apostas de sucesso e destaque na competitividade entre empresas. Além de realizarem pesquisas de mercado para desenvolver ou otimizar soluções para o negócio, mesmo empresas que trabalham apenas off-line precisam ter presença on-line.


Existem inúmeras maneiras de investir nas estratégias de marketing digital, mas é preciso escolher as que mais se adaptam aos objetivos e perfil do seu negócio. A internet permite uma segmentação de audiência muito assertiva e, segundo a IAB Brasil, o órgão regulador da publicidade, 74% dos consumidores pesquisam na internet os produtos que querem comprar. Ou seja, aumentando o tráfego do seu site, amplia a exposição da marca, atrai mais clientes e gera mais vendas.


A jornada percorrida pelo consumidor até o momento da compra varia de acordo com o nicho. Por isso, é importante conhecer o seu público, observar o comportamento de quem consome seu produto e serviço e ter sempre um planejamento digital com o cronograma das ações.


A forma mais popular de aproveitar a audiência da internet é nutrindo seus canais online com conteúdos relevantes, que gerem engajamento e interação com o usuário. O marketing de conteúdo é responsável por construir um relacionamento de confiança entre empresa e usuário, ganhar credibilidade perante o mercado e se tornar referência no tema.


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Fazer marketing de conteúdo é seguir a Metodologia Inbound: atrair visitantes interessados no negócio, converter visitantes em leads, transformar um lead interessado em potenciais vendas, encantar até que a marca e o cliente tenham um relacionamento duradouro, por meio de um atendimento competente.


Segundo dados apresentados na edição 2018 da Content Trends, a maior pesquisa sobre marketing de conteúdo do país, 73% das empresas brasileiras já adotam essa metodologia. Além de gerar valor para a persona, o Marketing de Conteúdo aumenta o tráfego do seu site, gera brand awareness, aumenta o engajamento com a marca, impulsiona a geração de leads, aumenta o lifetime-value, reduz o CAC e gera vendas.


Além do Marketing de Conteúdo, o SEO e Mídias sociais são ferramentas essenciais para uma estratégia digital.


O Search Engine Optimization, mais conhecido como SEO, são técnicas indispensáveis para garantir uma visibilidade maior no Google e outros mecanismos de busca. Quanto melhor posicionada a sua empresa estiver na internet, mais fácil os consumidores encontrarem o seu negócio e conhecerem os seus serviços.


As mídias sociais são uma ótima maneira de engajar e criar um relacionamento com os consumidores. Segundo pesquisa realizada pela Emarsys, no início de 2019, já são 3,2 bilhões de usuários ativos diariamente, que usam ao menos uma rede social. Esse número corresponde a 42% da população mundial. O Facebook continua sendo a rede social mais utilizada do mundo. Só nos EUA, 68% dos adultos são usuários da plataforma.


De acordo com uma pesquisa realizada pela Emarketer, entre os usuários das redes sociais: 90,4% são da geração Millenials (nascidos entre 1981 e 2000); 77,5% são da Geração X (nascidos entre 1961 e 1981) e 48,2% são da Geração Boomers (nascidos entre 1946 e 1960). A média de utilização diária das redes sociais é de 2h22, 54% é o percentual de pessoas que usam as redes sociais para procurar produtos e 54% das pessoas fazem decisões de compras com base nas recomendações de influenciadores, resultou o estudo realizado pela Globalwebindex.


Pesquisa realizada pelo Buffer, mostrou que 73% das marcas e empresas entrevistadas afirmam que as experiências com marketing nas redes sociais foram “positivas” ou “muito positivas”. A Forbes mostrou em pesquisa que 71% dos clientes que tiveram uma boa experiência de compra nas redes sociais afirmam que recomendariam a marca para seus amigos e familiares. Em janeiro de 2019, o número de usuários ativos nos Stories do Instagram atingiu a marca dos 500 milhões, segundo dados do Statista. 54% dos usuários de redes sociais acessam as plataformas via dispositivos móveis, segundo pesquisa realizada pelo Lyfemarketing.


São inúmeras as vantagens ao utilizar estratégias de Marketing de Conteúdo para a sua empresa. Mas atenção: estratégia e planejamento são fundamenntais para atingir os resultados esperados.


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