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Alimentação balanceada é fundamental para maratonistas

O primeiro passo para uma boa corrida é dado meses antes da largada, pois além de um treino bem definido a dieta tambémprecisa ser prescrita por um nutricionista, pois tão importante quanto pensar no seu condicionamento físico ao se preparar parauma corrida de rua, é dar uma atenção especial para a sua alimentação e hidratação do seu corpo antes de colocar seus tênisnas ruas.

Se o corpo não estiver sendo suprido com a quantidade de nutrientes suficientes, ele não responderá adequadamente aostreinos, sobretudo, os tão exigentes quanto os da maratona. Consumir quantidades equilibradas de carboidratos, proteínas egorduras é, portanto, essencial. Essas quantidades devem ser calculadas por um nutricionista, pois são individuais e baseiam-se em diferentes critérios de avaliação.

Para a presidente do departamento de Nutrição da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP), NágilaRaquel Damasceno, o carboidrato é uma das principais fontes de energia rápida para o corpo. “Como os níveis desse nutrientetendem a abaixar por conta da queima de energia ao longo da maratona, será necessário reabastecer seus estoques. Baratos epráticos, os famosos géis são boa opção”. Porém, se consumidos de maneira errada, podem gerar um desconforto e colocarem risco os resultados de sua corrida, por isso, é aconselhado consultar seu nutricionista a respeito da ingestão dessesalimentos, alerta Damasceno.

A dra. Valeria Valéria Arruda Machado, diretora científica do departamento de Nutrição da Socesp, ressalta que não se deve esquecer da água, pois exerce um papel fundamental na hidratação corporal e no controle térmico durante a prática de atividades físicas. É recomendado o consumo de 2 ou 3 litros de água por dia, entretanto, durante uma maratona, o consumo pode dobrar em função das perdas corporais, afirma a doutora.

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